top of page

Sobre os Professores:

Foto-Perfil-Rodrigo-Lessa.jpg

Rodrigo Lessa Cezar Santos

Coordenador geral e professor

Doutor em Comunicação pela UFBA. É professor, pesquisador, palestrante, produtor cultural e consultor de ações voltadas à expansão de conteúdos por múltiplas plataformas de mídia em projetos diversos. Atualmente se dedica aos projetos “Áudio Visões” e “Lentes Coloridas”, ambos premiados na Paulo Gustavo Bahia 2023, este tendo sido aprovado em primeiro lugar em sua categoria. É cofundador do Estude Séries, empreendimento destinado a cursos e consultorias para profissionais e pesquisadores de obras serializadas. Rodrigo se dedica à pesquisa em transmidiação, que explora as interfaces entre as mídias, como games, literatura, cinema, HQs, televisão, plataformas digitais e apps. Foi professor no centro de formação de roteiristas Estação do Drama; pesquisador no A-Tevê - Laboratório de Análise de Teleficção (CNPq/UFBA) desde 2009; e membro da Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais, onde desenvolveu o projeto de pesquisa Letramento transmídia e as realidades brasileiras (CNPq Universal, nº 18/2021). Realizou estágio doutoral na University of Hertfordshire (Reino Unido), onde atuou como pesquisador e professor visitante. Lessa já foi docente na Facom/UFBA, no Centro Universitário UniRuy | Wyden, no Usina do Drama (Fundo de Cultura da Bahia, 2020), no Narrativas - Programa de Formação Audiovisual da Bahia (melhor avaliado no edital SAV/MINC/FSA em 2018), na Pós-graduação em Cinema do Rizoma Audiovisual (Fundo Setorial do Audiovisual, Ancine), na Universidade Católica de Pernambuco e no Cria Bahia Criativa (Secult/BA). É autor dos livros “Seriados de TV e narrativa transmídia” (Edufba, 2020), "Estratégias de marketing para audiovisual" (Benditas, 2020) e "Criação e desenvolvimento de narrativas transmídias" (Benditas, 2020, em coautoria com Marcelo Lima), além de diversos artigos científicos e capítulos de coletâneas de livro.

Foto João Araújo.jpeg

João Eduardo Silva de Araújo

Produtor executivo e professor

Doutor em Comunicação pela UFBA. Professor, pesquisador, coordenador e produtor cultural em empreendimentos culturais diversos. Dentre esses empreendimentos, destacam-se na pesquisa a publicação de mais de 30 trabalhos e a coordenação de projetos como “Jogos de Todos os Santos: um estudo da construção de mundos ficcionais nos videogames baianos” (Lei Aldir Blanc Bahia 2020), “Vários Mundos, Uma Bahia: Um Estudo da Ficção Seriada Baiana” (fundo setorial de audiovisual 2019) e, atualmente, “Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano” (financiado pela Lei Paulo Gustavo). Foi professor substituto das disciplinas Estética da Comunicação e Oficina de Comunicação Audiovisual pela UFBA, onde ainda hoje frequenta o grupo de pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Na educação, dentre várias coordenações pedagógicas e atuações como docente em cursos, merece destaque o trabalho contínuo junto ao centro de formação de roteiristas Estação do Drama (UFBA), com premiações em editais diversos. Entre 2008 e 2011, também foi membro do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT-UFBA).

Maíra (Foto Eloá Silva)_edited.jpg

Maíra Bianchini dos Santos

Coordenadora pedagógica e professora

Pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maíra Bianchini pesquisa dinâmicas de produção e mercado em indústrias criativas, colecionando coordenações pedagógicas em projetos educativos voltados a criadores de conteúdo em mídias diversas. Maíra é integrante do grupo de pesquisa A-Tevê - Laboratório de Análise de Teleficção e atualmente dedica-se aos projetos “Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano” (pesquisa) e “Áudio Visões” (formação), ambos premiados na Paulo Gustavo Bahia 2023, sendo também proponente e coordenadora pedagógica deste. É cofundadora do Estude Séries, empreendimento destinado a cursos e consultorias para profissionais e pesquisadores de obras audiovisuais seriadas para diversas mídias. Foi bolsista de Extensão no País (EXP-C) do CNPq; coordenadora pedagógica e professora dos projetos “narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia” (edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018), “Laboratório Sala de Roteiristas” (Aldir Blanc Bahia, 2020) e “Laboratório Sala de Roteiristas II” (Paulo Gustavo Bahia, 2023). Além disso, é também professora e consultora de mercado audiovisual do “Usina do Drama” (Fundo de Cultura da Bahia, SEFAZ/SECULT 2020). Autora dos e-books “Mercado audiovisual global em tempos de streaming: produção e distribuição de séries televisivas” partes I e II (Benditas, 2020 e 2021).

bottom of page